Return to flip book view

Unsatisfashion

Page 1

O TEMPO NAS M OS n mero um mil o_fashion_capital pr mio_future_designer a_beleza_sem_tempo fashion_revolution o_futuro_da_moda N 1 JAN ABR 2020

Page 2

editorial UNSATIS FASHION 1A EDI O A Fashion For Future come ou a ser planejada h alguns anos mas foi em 2017 que o projeto tomou a forma T nhamos a inten o de produzir conte do voltado para forma o em moda que atendesse a um mundo real do trabalho onde a moda criada produzida e usada Dever amos contemplar o universo da a o ajudar a criar desenvolver e a aprimorar projetos alcan ados pelo mbito da moda Mas foi em 2019 que a Fashion For Future come ou a agir Realizamos cursos produzimos muito conte do tivemos muitos colaboradores Entendemos os suportes digitais como um meio fundamental para dar apoio ao trabalho e tamb m para comunic lo a um p blico cada vez maior e principalmente para unir a Am rica Latina e a It lia por meio da cultura de moda Esta revista Unsatisfashion mais uma dessas a es de uni o e colabora o A Unsatisfashion uma revista digital que ser publicada tr s vezes ao ano Com alguns t picos fixos como cultura de moda perfil fashion capital e cen rios futuros falamos sobre a moda global com o objetivo de estabelecer conex es de colabora o entre diferentes pa ses e pessoas Queremos mostrar um pouco do universo que nos circunda desde que ele seja interessante e inspirador para um contexto mais amplo e tamb m falar de coisas mais distantes geograficamente mas que nos afetam comovem ou influenciam Esse para n s o sentido de moda global por essa raz o que inauguramos esta publica o com alguns temas especiais O primeiro dedicado eternidade da beleza fala da moda vintage que tem uma rela o t o ntima com Mil o Um segundo assunto tamb m global a entrevista com Eloisa Artuso da Fashion Revolution que foi entrevistada e nos contou sobre papel do movimento na conscientiza o da sociedade sobre a moda Na se o perfil os estudantes vencedores do pr mio Future Designer t m suas expectativas e sonhos revelados antes de virem a Mil o para aproveitar de um curso de Orienta o Profissional exclusivo que aconteceria em junho e infelizmente foi prorrogado para dezembro Falamos tamb m sobre um produto hist rico da moda que o vestido de noiva e como ele se tornou a quest o de um ateli de moda em S o Paulo A principal mat ria re ne a opini o de diferentes especialistas na It lia Argentina e Brasil para falar sobre nossos caminhos e como manter viva a chama da moda Boa leitura nos vemos em agosto Luz Neira Garc a 3

Page 3

editorial UNSATIS FASHION 1A EDI O A Fashion For Future come ou a ser planejada h alguns anos mas foi em 2017 que o projeto tomou a forma T nhamos a inten o de produzir conte do voltado para forma o em moda que atendesse a um mundo real do trabalho onde a moda criada produzida e usada Dever amos contemplar o universo da a o ajudar a criar desenvolver e a aprimorar projetos alcan ados pelo mbito da moda Mas foi em 2019 que a Fashion For Future come ou a agir Realizamos cursos produzimos muito conte do tivemos muitos colaboradores Entendemos os suportes digitais como um meio fundamental para dar apoio ao trabalho e tamb m para comunic lo a um p blico cada vez maior e principalmente para unir a Am rica Latina e a It lia por meio da cultura de moda Esta revista Unsatisfashion mais uma dessas a es de uni o e colabora o A Unsatisfashion uma revista digital que ser publicada tr s vezes ao ano Com alguns t picos fixos como cultura de moda perfil fashion capital e cen rios futuros falamos sobre a moda global com o objetivo de estabelecer conex es de colabora o entre diferentes pa ses e pessoas Queremos mostrar um pouco do universo que nos circunda desde que ele seja interessante e inspirador para um contexto mais amplo e tamb m falar de coisas mais distantes geograficamente mas que nos afetam comovem ou influenciam Esse para n s o sentido de moda global por essa raz o que inauguramos esta publica o com alguns temas especiais O primeiro dedicado eternidade da beleza fala da moda vintage que tem uma rela o t o ntima com Mil o Um segundo assunto tamb m global a entrevista com Eloisa Artuso da Fashion Revolution que foi entrevistada e nos contou sobre papel do movimento na conscientiza o da sociedade sobre a moda Na se o perfil os estudantes vencedores do pr mio Future Designer t m suas expectativas e sonhos revelados antes de virem a Mil o para aproveitar de um curso de Orienta o Profissional exclusivo que aconteceria em junho e infelizmente foi prorrogado para dezembro Falamos tamb m sobre um produto hist rico da moda que o vestido de noiva e como ele se tornou a quest o de um ateli de moda em S o Paulo A principal mat ria re ne a opini o de diferentes especialistas na It lia Argentina e Brasil para falar sobre nossos caminhos e como manter viva a chama da moda Boa leitura nos vemos em agosto Luz Neira Garc a 3

Page 4

hoje_moda UM NOVO FUTURO 6 cultura_de_moda BELEZA SEM TEMPO 8 EDI O N 1 JAN ABR 2020 Capa Desfile Dianne Von Furstenberg Inverno 2012 cr ditos Shutterstock Vista a rea de Mil o A cidade que nos inspira durante o entardecer cr ditos Arcans l Adobe Stock Anna Piaggi A criadora do sentido do vintage em um de seus looks emblem ticos cr ditos Maurits Sillem fashion_capital OS MELHORES VINTAGES DE MIL O Arara de roupas The Cloister Momentos de passeio pela cidade cr ditos Lina Ardila 10 inspirac o GIORGIO ARMANI Loja The Cloister Momentos de passeio pela cidade cr ditos Lina Ardila 11 Armani Silos e sua exibi o permanente O lugar onde arquitetura e indument ria dialogam cr ditos Grabowski Shutterstock fashion_revolution CONSCI NCIA SUSTENT VEL Elo sa Artuso Durante palestra do Fashion Revolution Brasil cr ditos Gabryel Matos 14 Fashion Revolution Brasil Atividades dos participantes cr ditos Gabryel Matos perfil FUTURE DESIGNERS 17 Galleria Vittorio Emanuele O esplendor da cidade cr ditos Michele Bitetto produto ELA DISSE SIM Os vencedores Eles v m pra Mil o com a gente cr ditos acervo pessoal dos alunos 18 futuro_moda MODA E TEMPO Ela disse sim Deixando a tradi o pra tr s cr ditos cortesia da marca Ela disse sim Publicidade Fashion for Future cr ditos Drobot Dean Adobe Stock Projeto Gr fico e todo o resto Bruna Luz vers o 1 de 23 04 2020 4 hoje_moda Cr ditos sum rio 5 UM NOVO FUTURO Ainda em 2019 antes de que as incertezas se instalassem uma certa dose de a arte imita a vida nos chegou por meio da divulga o do tema da exposi o 2020 do The Costume Institute Met em Nova Iorque partindo do conceito de dura o instaurado pelo fil sofo franc s Henri Bergson 1859 1941 a exibi o About Time Fashion and Duration questionaria a cronologia t o t pica da hist ria da moda O tema inexaur vel nos leva a pensar nesta edi o sobre as rela es internas que o pensamento bergsoniano estabelece entre quantidade e qualidade n mica mas tamb m social como destaca a pesquisadora italiana Francesca Romana Rinaldi A autora do rec m lan ado Fashion Industry 2030 salienta que estamos enfrentando um novo Rana Plaza desta vez muito mais extenso e que por isso as decis es que as empresas de moda tomarem nesta fase coloca em risco sua reputa o Escolhas e decis es contudo est o na m o de quem Se voltamos a um passado t o recente lembraremos que a trag dia anunciada Rana Plaza serviu para trazer luz o pensamento mais sofisticado sobre moda que j vinha sendo reorientado que a premissa da sustentabilidade Hoje felizmente j vemos propostas muito s lidas e que aproximam a academia e a ind stria como o programa gerido por Giovanni Conti que o Diretor do Master em Fashion Direction Product Sustainability Management do cons rcio nomeado Milano Fashion Institute estabelecido entre o Politecnico di Milano a Universit Bocconi e a Universit Cattolica del Sacro Cuore Em sua vis o a sustentabilidade n o mais uma tend ncia n o deve ser considerada apenas isso mas um verdadeiro modo de projetar gerenciar a empresa organizar o trabalho os processos e os servi os E no futuro ser cada vez mais importante contar com profissionais que conhe am as diferentes abordagens do sistema da moda que est mudando e mudar ainda mais a partir de agora A ind stria da moda entendida em seu sentido amplo ou seja o conjunto de pessoas e entes que fazem a moda acontecer sofreu nos ltimos dois meses o impacto de sua depend ncia de uma vis o de tempo acumuladora e progressiva Quando retornaremos normalidade do trabalho da produ o e das compras para que n o percamos as vendas desta esta o A moda um setor ref m dessa din mica e sem ela parece at imposs vel Como seria vi vel criar produzir e vender sem se orientar pela passagem do tempo N o nos surpreende que a quest o que parece mais importante agora priorize a dimens o econ mica da moda Nessa perspectiva perder tempo significa que n o vamos vender mais aquilo que ter amos vendido e portanto todo o resto se desorganiza Mas seria poss vel propor uma nova l gica Afinal a moda trabalha em tr s tempos ao mesmo tempo e assim como a maioria dos bens n o dur veis utiliza o pre o e a velocidade produtiva como crit rios de escolha de fornecedores e processos e tamb m determina nossa pr pria l gica de consumo Mas o momento n o s de emerg ncia eco 5 CONTINUA NA P GINA 18

Page 5

hoje_moda UM NOVO FUTURO 6 cultura_de_moda BELEZA SEM TEMPO 8 EDI O N 1 JAN ABR 2020 Capa Desfile Dianne Von Furstenberg Inverno 2012 cr ditos Shutterstock Vista a rea de Mil o A cidade que nos inspira durante o entardecer cr ditos Arcans l Adobe Stock Anna Piaggi A criadora do sentido do vintage em um de seus looks emblem ticos cr ditos Maurits Sillem fashion_capital OS MELHORES VINTAGES DE MIL O Arara de roupas The Cloister Momentos de passeio pela cidade cr ditos Lina Ardila 10 inspirac o GIORGIO ARMANI Loja The Cloister Momentos de passeio pela cidade cr ditos Lina Ardila 11 Armani Silos e sua exibi o permanente O lugar onde arquitetura e indument ria dialogam cr ditos Grabowski Shutterstock fashion_revolution CONSCI NCIA SUSTENT VEL Elo sa Artuso Durante palestra do Fashion Revolution Brasil cr ditos Gabryel Matos 14 Fashion Revolution Brasil Atividades dos participantes cr ditos Gabryel Matos perfil FUTURE DESIGNERS 17 Galleria Vittorio Emanuele O esplendor da cidade cr ditos Michele Bitetto produto ELA DISSE SIM Os vencedores Eles v m pra Mil o com a gente cr ditos acervo pessoal dos alunos 18 futuro_moda MODA E TEMPO Ela disse sim Deixando a tradi o pra tr s cr ditos cortesia da marca Ela disse sim Publicidade Fashion for Future cr ditos Drobot Dean Adobe Stock Projeto Gr fico e todo o resto Bruna Luz vers o 1 de 23 04 2020 4 hoje_moda Cr ditos sum rio 5 UM NOVO FUTURO Ainda em 2019 antes de que as incertezas se instalassem uma certa dose de a arte imita a vida nos chegou por meio da divulga o do tema da exposi o 2020 do The Costume Institute Met em Nova Iorque partindo do conceito de dura o instaurado pelo fil sofo franc s Henri Bergson 1859 1941 a exibi o About Time Fashion and Duration questionaria a cronologia t o t pica da hist ria da moda O tema inexaur vel nos leva a pensar nesta edi o sobre as rela es internas que o pensamento bergsoniano estabelece entre quantidade e qualidade n mica mas tamb m social como destaca a pesquisadora italiana Francesca Romana Rinaldi A autora do rec m lan ado Fashion Industry 2030 salienta que estamos enfrentando um novo Rana Plaza desta vez muito mais extenso e que por isso as decis es que as empresas de moda tomarem nesta fase coloca em risco sua reputa o Escolhas e decis es contudo est o na m o de quem Se voltamos a um passado t o recente lembraremos que a trag dia anunciada Rana Plaza serviu para trazer luz o pensamento mais sofisticado sobre moda que j vinha sendo reorientado que a premissa da sustentabilidade Hoje felizmente j vemos propostas muito s lidas e que aproximam a academia e a ind stria como o programa gerido por Giovanni Conti que o Diretor do Master em Fashion Direction Product Sustainability Management do cons rcio nomeado Milano Fashion Institute estabelecido entre o Politecnico di Milano a Universit Bocconi e a Universit Cattolica del Sacro Cuore Em sua vis o a sustentabilidade n o mais uma tend ncia n o deve ser considerada apenas isso mas um verdadeiro modo de projetar gerenciar a empresa organizar o trabalho os processos e os servi os E no futuro ser cada vez mais importante contar com profissionais que conhe am as diferentes abordagens do sistema da moda que est mudando e mudar ainda mais a partir de agora A ind stria da moda entendida em seu sentido amplo ou seja o conjunto de pessoas e entes que fazem a moda acontecer sofreu nos ltimos dois meses o impacto de sua depend ncia de uma vis o de tempo acumuladora e progressiva Quando retornaremos normalidade do trabalho da produ o e das compras para que n o percamos as vendas desta esta o A moda um setor ref m dessa din mica e sem ela parece at imposs vel Como seria vi vel criar produzir e vender sem se orientar pela passagem do tempo N o nos surpreende que a quest o que parece mais importante agora priorize a dimens o econ mica da moda Nessa perspectiva perder tempo significa que n o vamos vender mais aquilo que ter amos vendido e portanto todo o resto se desorganiza Mas seria poss vel propor uma nova l gica Afinal a moda trabalha em tr s tempos ao mesmo tempo e assim como a maioria dos bens n o dur veis utiliza o pre o e a velocidade produtiva como crit rios de escolha de fornecedores e processos e tamb m determina nossa pr pria l gica de consumo Mas o momento n o s de emerg ncia eco 5 CONTINUA NA P GINA 18

Page 6

cultura_de_moda A BELEZA SEM TEMPO ANNAPIAGGI VINTAGE adquirir roupas que tinham sido usadas por outras pessoas era um desprest gio social e portanto tornou se uma pr tica quase secreta e em alguns casos motivo de vergonha O surgimento do termo vintage associado a roupas de segunda m o em excelente estado de conserva o e que possuem um estilo nico e interessante foi um al vio nesse sentido Devemos o termo e uma nova percep o sobre a moda e o tempo incompar vel jornalista italiana Anna Piaggi Na d cada de 1970 vivendo em Mil o ela defendeu que a moda e a est tica poderiam resistir ao tempo desde que tivessem um valor nico tanto da qualidade formal quanto do estilo Ela mesma era uma adepta do uso de roupas de outras pocas e sua criatividade infinita na cria o de seu estilo O com rcio de roupas usadas uma pr tica secular dentro da cultura de moda Principalmente antes da industrializa o das roupas quase tudo o que foi produzido antes da Primeira Guerra Mundial as roupas tinham um valor monet rio mais importante do que hoje em dia e o com rcio de roupas de segunda m o era um neg cio como outro qualquer Esse h bito foi caindo em desuso devido ao excesso de produ o e ao consequente barateamento das roupas e acess rios mas tamb m devido emerg ncia das tend ncias de moda Elas dominaram o s culo 20 e impuseram a cren a de que era necess rio estar na moda o que significava na pr tica descartar pe as consideradas ultrapassadas Dentro desse contexto se fortaleceu o pensamento de que herdar alugar emprestar ou 6 pessoal se baseava no seu amplo repert rio cultural e art stico Isso permitia que ela reinventasse cotidianamente sua apar ncia usando e combinando pe as de diferentes momentos e estilos Mas o vintage como uma escolha cool e inteligente s se difundiu na d cada de 1990 Paralelamente ao fortalecimento do sistema de fast fashion globaliza o cultural e produ o barata o vintage se estabeleceu como uma resist ncia tanto aos meios produtivos quanto ao mainstream ou at mesmo se posicionou contra certas ditaduras da moda De todas as formas uma op o dif cil pois n o se pode negar que ter a capacidade individual de escolher looks que n o encontram sugest es diretas o que e como usar nas p ginas das revistas um desafio importante Os adeptos do vintage s o os nicos respons veis pela constru o de sua apar ncia e assumem riscos sozinhos Atualmente tanto o vintage quanto a roupa de segunda m o s o bem vistos pelos analistas de comportamento social e at pelos grandes cr ticos da moda Esse discurso tem sido considerado tamb m uma pr tica colaboradora da sustentabilidade econ mica e ambiental e portanto positiva por essa raz o que devemos entender muito bem a diferen a entre um e outro conceito para poder analis los e de modo mais cr tico compreender qual o real impacto dessas pr ticas de reuso nos problemas ambientais e sociais que identificamos atualmente Primeiramente vamos ideia da roupa de segunda m o Por roupa de segunda m o entende se todos os tipos de roupa independentemente do estilo e da qualidade que foram utilizadas por um ou mais propriet rios previamente Normal mente s o adquiridas em lojas especializadas chamadas brech s no Brasil ou tamb m em centros de caridade como igrejas e obras sociais em geral A forma que os neg cios de segunda m o t m de conseguir seus produtos varia bastante Podemos citar a compra direta o a consigna o a roupa fica na loja e s paga ao propriet rio quando vendida e tamb m a aquisi o indireta a partir de empresas que distribuem pacotes com roupas variadas segundo o perfil que se deseja Em lugares onde o consumo de roupa de segunda m o n o est intimamente relacionado com uma quest o de pobreza esse sistema de coleta e distribui o est bem estabelecido Ainda dentro do escopo das pe as de segunda m o n o se pode deixar de mencionar os que os aplicativos sites e grupos de Facebook que se multiplicaram nos ltimos anos estimulam pessoas comuns a repassar os itens que n o usam mais e tornarem se muitas vezes mais vendedores que usu rios de pe as previamente usadas O conceito de vintage por outro lado exige que a roupa tenha no m nimo 20 anos n o uma lei mas uma pr tica comum e que seja de qualidade al m de representativa de um determinado per odo Por exemplo uma roupa dos anos 1980 que reproduzia outra dos anos 1950 n o seria um vintage Claro que essas an lises n o s o exig ncias nem crit rios absolutos mas elas norteiam as caracteriza es Isso porque o termo vintage um empr stimo da enocultura ou da enologia isto dos vinhos chama se vintage o melhor vinho de uma determinada safra Pensando nos vinhos tamb m prov vel que algumas cria es quanto mais passa o tempo melhores ficam

Page 7

cultura_de_moda A BELEZA SEM TEMPO ANNAPIAGGI VINTAGE adquirir roupas que tinham sido usadas por outras pessoas era um desprest gio social e portanto tornou se uma pr tica quase secreta e em alguns casos motivo de vergonha O surgimento do termo vintage associado a roupas de segunda m o em excelente estado de conserva o e que possuem um estilo nico e interessante foi um al vio nesse sentido Devemos o termo e uma nova percep o sobre a moda e o tempo incompar vel jornalista italiana Anna Piaggi Na d cada de 1970 vivendo em Mil o ela defendeu que a moda e a est tica poderiam resistir ao tempo desde que tivessem um valor nico tanto da qualidade formal quanto do estilo Ela mesma era uma adepta do uso de roupas de outras pocas e sua criatividade infinita na cria o de seu estilo O com rcio de roupas usadas uma pr tica secular dentro da cultura de moda Principalmente antes da industrializa o das roupas quase tudo o que foi produzido antes da Primeira Guerra Mundial as roupas tinham um valor monet rio mais importante do que hoje em dia e o com rcio de roupas de segunda m o era um neg cio como outro qualquer Esse h bito foi caindo em desuso devido ao excesso de produ o e ao consequente barateamento das roupas e acess rios mas tamb m devido emerg ncia das tend ncias de moda Elas dominaram o s culo 20 e impuseram a cren a de que era necess rio estar na moda o que significava na pr tica descartar pe as consideradas ultrapassadas Dentro desse contexto se fortaleceu o pensamento de que herdar alugar emprestar ou 6 pessoal se baseava no seu amplo repert rio cultural e art stico Isso permitia que ela reinventasse cotidianamente sua apar ncia usando e combinando pe as de diferentes momentos e estilos Mas o vintage como uma escolha cool e inteligente s se difundiu na d cada de 1990 Paralelamente ao fortalecimento do sistema de fast fashion globaliza o cultural e produ o barata o vintage se estabeleceu como uma resist ncia tanto aos meios produtivos quanto ao mainstream ou at mesmo se posicionou contra certas ditaduras da moda De todas as formas uma op o dif cil pois n o se pode negar que ter a capacidade individual de escolher looks que n o encontram sugest es diretas o que e como usar nas p ginas das revistas um desafio importante Os adeptos do vintage s o os nicos respons veis pela constru o de sua apar ncia e assumem riscos sozinhos Atualmente tanto o vintage quanto a roupa de segunda m o s o bem vistos pelos analistas de comportamento social e at pelos grandes cr ticos da moda Esse discurso tem sido considerado tamb m uma pr tica colaboradora da sustentabilidade econ mica e ambiental e portanto positiva por essa raz o que devemos entender muito bem a diferen a entre um e outro conceito para poder analis los e de modo mais cr tico compreender qual o real impacto dessas pr ticas de reuso nos problemas ambientais e sociais que identificamos atualmente Primeiramente vamos ideia da roupa de segunda m o Por roupa de segunda m o entende se todos os tipos de roupa independentemente do estilo e da qualidade que foram utilizadas por um ou mais propriet rios previamente Normal mente s o adquiridas em lojas especializadas chamadas brech s no Brasil ou tamb m em centros de caridade como igrejas e obras sociais em geral A forma que os neg cios de segunda m o t m de conseguir seus produtos varia bastante Podemos citar a compra direta o a consigna o a roupa fica na loja e s paga ao propriet rio quando vendida e tamb m a aquisi o indireta a partir de empresas que distribuem pacotes com roupas variadas segundo o perfil que se deseja Em lugares onde o consumo de roupa de segunda m o n o est intimamente relacionado com uma quest o de pobreza esse sistema de coleta e distribui o est bem estabelecido Ainda dentro do escopo das pe as de segunda m o n o se pode deixar de mencionar os que os aplicativos sites e grupos de Facebook que se multiplicaram nos ltimos anos estimulam pessoas comuns a repassar os itens que n o usam mais e tornarem se muitas vezes mais vendedores que usu rios de pe as previamente usadas O conceito de vintage por outro lado exige que a roupa tenha no m nimo 20 anos n o uma lei mas uma pr tica comum e que seja de qualidade al m de representativa de um determinado per odo Por exemplo uma roupa dos anos 1980 que reproduzia outra dos anos 1950 n o seria um vintage Claro que essas an lises n o s o exig ncias nem crit rios absolutos mas elas norteiam as caracteriza es Isso porque o termo vintage um empr stimo da enocultura ou da enologia isto dos vinhos chama se vintage o melhor vinho de uma determinada safra Pensando nos vinhos tamb m prov vel que algumas cria es quanto mais passa o tempo melhores ficam

Page 8

fashion_capital OS MELHORES VINTAGES DE MIL O 1 V I N T A G E DELIRIUM No Vintage Delirium voc viajar dentro da hist ria da moda O propriet rio Franco Jacassi um colecionador de arte e moda uma figura importante na cena criativa milanesa Por isso no Delirium voc encontrar n o s roupas de todas as pocas mas tamb m materiais como tecidos revistas de moda aviamentos e acess rios al m de mais de 70 mil modelos de bot es a maior cole o privada do mundo Via Giuseppe Sacchi 3 Mil o 2 T H E CLOISTER Escondido em uma viela da movimentada via Torino The Cloister um dos vintages mais novos de Mil o Seus 3 propriet rios t m o estilo dos jovens cool milaneses por isso aptos a selecionar as roupas mais incr veis de cada esta o Na loja al m de roupas praticamente novas e perfeitas voc encontrar acess rios e objetos de designers emergentes Via Valpetrosa 5 Mil o 3 C A V A L L I NASTRI Provavelmente a loja vintage mais conhecida em Mil o a Cavalli Nastri tem 3 unidades sendo uma em Brera e duas em Colonne S Lorenzo dedicadas ao masculino antiquariado e feminino Na Cavalli Nastri voc se deslumbrar com pe as impec veis e ic nicas de grifes famosas sempre com um ar fashionable e organizadas pelas cores da esta o Via Brera 2 ou Via Gian Giacomo Mora Mil o 4 B I V I O Se voc procura pe as usadas mais recentes em um pre o acess vel Bivio o local certo A loja que possui 2 unidades na mesma rua se divide entre feminino e masculino Seus produtos s o comprados diretamente dos antigos donos e as condi es de revenda s o excelentes As marcas s o famosas mas n o necessariamente de luxo como Diesel Tommy Hilfiger Levis entre outras Via Gian Giacomo Mora Mil o 5 E R A L 55 A loja masculina hist rica em Mil o abriu nos anos 1970 e especializou se em jeans com forte influ ncia dos EUA Hoje em dia traz o melhor do estilo masculino milan s cl ssico e casual ao mesmo tempo misturando roupas vintage com roupas novas O ponto alto da loja fica pelo servi o de customiza o tornando as pe as nicas Piazza Venticinque Aprile 14 Mil o 8 9

Page 9

fashion_capital OS MELHORES VINTAGES DE MIL O 1 V I N T A G E DELIRIUM No Vintage Delirium voc viajar dentro da hist ria da moda O propriet rio Franco Jacassi um colecionador de arte e moda uma figura importante na cena criativa milanesa Por isso no Delirium voc encontrar n o s roupas de todas as pocas mas tamb m materiais como tecidos revistas de moda aviamentos e acess rios al m de mais de 70 mil modelos de bot es a maior cole o privada do mundo Via Giuseppe Sacchi 3 Mil o 2 T H E CLOISTER Escondido em uma viela da movimentada via Torino The Cloister um dos vintages mais novos de Mil o Seus 3 propriet rios t m o estilo dos jovens cool milaneses por isso aptos a selecionar as roupas mais incr veis de cada esta o Na loja al m de roupas praticamente novas e perfeitas voc encontrar acess rios e objetos de designers emergentes Via Valpetrosa 5 Mil o 3 C A V A L L I NASTRI Provavelmente a loja vintage mais conhecida em Mil o a Cavalli Nastri tem 3 unidades sendo uma em Brera e duas em Colonne S Lorenzo dedicadas ao masculino antiquariado e feminino Na Cavalli Nastri voc se deslumbrar com pe as impec veis e ic nicas de grifes famosas sempre com um ar fashionable e organizadas pelas cores da esta o Via Brera 2 ou Via Gian Giacomo Mora Mil o 4 B I V I O Se voc procura pe as usadas mais recentes em um pre o acess vel Bivio o local certo A loja que possui 2 unidades na mesma rua se divide entre feminino e masculino Seus produtos s o comprados diretamente dos antigos donos e as condi es de revenda s o excelentes As marcas s o famosas mas n o necessariamente de luxo como Diesel Tommy Hilfiger Levis entre outras Via Gian Giacomo Mora Mil o 5 E R A L 55 A loja masculina hist rica em Mil o abriu nos anos 1970 e especializou se em jeans com forte influ ncia dos EUA Hoje em dia traz o melhor do estilo masculino milan s cl ssico e casual ao mesmo tempo misturando roupas vintage com roupas novas O ponto alto da loja fica pelo servi o de customiza o tornando as pe as nicas Piazza Venticinque Aprile 14 Mil o 8 9

Page 10

Voc pode imergir na vis o de mundo de Armani ao visitar seu museu em Mil o O Armani Silos como conhecido exibe um panorama amplo com exemplos marcantes das in meras cole es que o designer criou em mais de quatro d cadas de trabalho Divididas por suas principais inspira es Giorgio Armani absorve influ ncias principalmente do Oriente Em diversas entrevistas ao longo dos anos ele enfatizou a sua admira o pela cultura japonesa pelas linhas puras precis o e minimalismo japon s al m de mencionar sua identifica o com a tradi o e cultura do pa s e de seu povo muito fiel s suas ra zes Essa paix o se reflete em muitas de suas pe as como as linhas retas golas careca kimonos desconstru dos fechamentos de jaquetas e blazers em estilo oriental entre outros A est tica dos anos 1920 tamb m est presente em suas pe as que basicamente refletem as refer ncias andr ginas e orientais Com o objetivo de criar pe as atemporais Armani sempre explorou a qualidade dos materiais e das t cnicas Isso se verifica na mistura de texturas de todas as suas cole es e na qualidade do acabamento impec vel que sempre s o a regra como se o tempo n o passasse por ela quebrando o principal princ pio da moda ao aproximar se de suas cria es no Armani Silos mesmo que criadas em outras d cadas seu desejo de vesti la e sair por a vai te dominar GIORGIO ARMANI O museu Armani Silos 10 fashion_revolution inspira o Giorgio Armani um dos designers mais vision rios da atualidade Aos 85 anos o designer mostra que est ativo e continua a desafiar o mundo da moda Na carta que escreveu em meio crise do COVID 19 Armani exp s sua vis o e antecipa que a moda precisa novamente de mudan as o luxo n o pode operar no mesmo modelo que o fast fashion O criador italiano acredita no valor da autenticidade e na eleg ncia atemporal o que na sua vis o n o exatamente um c digo est tico Trata se de uma maneira de nos aproximar aos conceitos do design e da t cnica de produ o da moda e que interfere sobre o comportamento de compra aquele de adquirir pe as que possam durar um logo per odo de tempo Armani conhecido principalmente pela desconstru o do terno masculino o que afirma o charme do homem italiano e tamb m pela cria o do power suit o tailleur feminino que foi o uniforme das mulheres poderosas no mercado de trabalho dos anos 1980 Por isso o homem e a mulher Armani possuem um estilo contempor neo marcante e at andr gino com uma igualdade de g neros pioneira para o final do s culo 20 CONSCI NCIA SUSTENT VEL Eloisa Artusio no F rum Fashion Revolution Brasil atua o profissional como designer de moda Formada pela Faculdade Santa Marcelina inicialmente trabalhou em empresas grandes e pequenas sofisticadas e populares pequenas e grandes como ela descreve O fato de que em todas elas se corria diariamente contra o tempo para desenvolver novos produtos sem nenhum diferencial a incomodava Gastava se grande quantidade de energia para desenvolver um trabalho que acabava sendo executado com pouca reflex o sempre puxado por um rel gio que gira velozmente Eloisa se viu trabalhando numa escala r pida preparando at 30 fichas t cnicas em uma tarde Nesse ritmo reflete imposs vel dar a aten o ao processo e principalmente respeitar esse trabalho e estar pr ximo das pessoas que nele est o envolvidas Dedicando um tempo para encontrar um novo sentido na moda repensar seu trabalho e trilhar novos caminhos Eloisa foi pra Londres onde cursou um Master em Design Futures Vemos essa oportunidade como um enorme privil gio pois ela p de participar de um dos momentos e cen rios mais efervescentes para a moda do s culo 21 que foi justamente quando a quest o da sustentabilidade emergiu com muita for a Esse contexto a estimu O Fashion Revolution movimento global que nos instiga a questionar quem faz nossas roupas um dos mais significativos acontecimentos relacionados moda surgidos no s culo 21 Ele d voz sociedade na sua luta di ria por uma ind stria de moda mais tica sustent vel e consciente Depois que 1129 trabalhadores morreram e mais de 2500 se acidentaram em 2013 no desabamento do Rana Plaza que abrigava quatro confec es a brit nica Carry Somers e a italiana Orsola de Castro fundaram em Londres um projeto audacioso para promover a es que buscassem a transpar ncia do setor Atualmente o movimento alcan a mais de cem pa ses numa atua o transversal chama as empresas para serem transparentes ao mesmo tempo em que pesquisa e informa sobre o sistema da moda e tamb m educa os designers em forma o assim como toda uma gera o de novos consumidores Mudar h bitos de todos os envolvidos afirma Eloisa Artuso Diretora Educacional do Fashion Revolution Brasil o primeiro passo para minimizar os problemas sist micos causados pela ind stria da moda Eloisa chegou at o Fashion Revolution depois de questionar se sobre os valores subjacentes sua 11

Page 11

Voc pode imergir na vis o de mundo de Armani ao visitar seu museu em Mil o O Armani Silos como conhecido exibe um panorama amplo com exemplos marcantes das in meras cole es que o designer criou em mais de quatro d cadas de trabalho Divididas por suas principais inspira es Giorgio Armani absorve influ ncias principalmente do Oriente Em diversas entrevistas ao longo dos anos ele enfatizou a sua admira o pela cultura japonesa pelas linhas puras precis o e minimalismo japon s al m de mencionar sua identifica o com a tradi o e cultura do pa s e de seu povo muito fiel s suas ra zes Essa paix o se reflete em muitas de suas pe as como as linhas retas golas careca kimonos desconstru dos fechamentos de jaquetas e blazers em estilo oriental entre outros A est tica dos anos 1920 tamb m est presente em suas pe as que basicamente refletem as refer ncias andr ginas e orientais Com o objetivo de criar pe as atemporais Armani sempre explorou a qualidade dos materiais e das t cnicas Isso se verifica na mistura de texturas de todas as suas cole es e na qualidade do acabamento impec vel que sempre s o a regra como se o tempo n o passasse por ela quebrando o principal princ pio da moda ao aproximar se de suas cria es no Armani Silos mesmo que criadas em outras d cadas seu desejo de vesti la e sair por a vai te dominar GIORGIO ARMANI O museu Armani Silos 10 fashion_revolution inspira o Giorgio Armani um dos designers mais vision rios da atualidade Aos 85 anos o designer mostra que est ativo e continua a desafiar o mundo da moda Na carta que escreveu em meio crise do COVID 19 Armani exp s sua vis o e antecipa que a moda precisa novamente de mudan as o luxo n o pode operar no mesmo modelo que o fast fashion O criador italiano acredita no valor da autenticidade e na eleg ncia atemporal o que na sua vis o n o exatamente um c digo est tico Trata se de uma maneira de nos aproximar aos conceitos do design e da t cnica de produ o da moda e que interfere sobre o comportamento de compra aquele de adquirir pe as que possam durar um logo per odo de tempo Armani conhecido principalmente pela desconstru o do terno masculino o que afirma o charme do homem italiano e tamb m pela cria o do power suit o tailleur feminino que foi o uniforme das mulheres poderosas no mercado de trabalho dos anos 1980 Por isso o homem e a mulher Armani possuem um estilo contempor neo marcante e at andr gino com uma igualdade de g neros pioneira para o final do s culo 20 CONSCI NCIA SUSTENT VEL Eloisa Artusio no F rum Fashion Revolution Brasil atua o profissional como designer de moda Formada pela Faculdade Santa Marcelina inicialmente trabalhou em empresas grandes e pequenas sofisticadas e populares pequenas e grandes como ela descreve O fato de que em todas elas se corria diariamente contra o tempo para desenvolver novos produtos sem nenhum diferencial a incomodava Gastava se grande quantidade de energia para desenvolver um trabalho que acabava sendo executado com pouca reflex o sempre puxado por um rel gio que gira velozmente Eloisa se viu trabalhando numa escala r pida preparando at 30 fichas t cnicas em uma tarde Nesse ritmo reflete imposs vel dar a aten o ao processo e principalmente respeitar esse trabalho e estar pr ximo das pessoas que nele est o envolvidas Dedicando um tempo para encontrar um novo sentido na moda repensar seu trabalho e trilhar novos caminhos Eloisa foi pra Londres onde cursou um Master em Design Futures Vemos essa oportunidade como um enorme privil gio pois ela p de participar de um dos momentos e cen rios mais efervescentes para a moda do s culo 21 que foi justamente quando a quest o da sustentabilidade emergiu com muita for a Esse contexto a estimu O Fashion Revolution movimento global que nos instiga a questionar quem faz nossas roupas um dos mais significativos acontecimentos relacionados moda surgidos no s culo 21 Ele d voz sociedade na sua luta di ria por uma ind stria de moda mais tica sustent vel e consciente Depois que 1129 trabalhadores morreram e mais de 2500 se acidentaram em 2013 no desabamento do Rana Plaza que abrigava quatro confec es a brit nica Carry Somers e a italiana Orsola de Castro fundaram em Londres um projeto audacioso para promover a es que buscassem a transpar ncia do setor Atualmente o movimento alcan a mais de cem pa ses numa atua o transversal chama as empresas para serem transparentes ao mesmo tempo em que pesquisa e informa sobre o sistema da moda e tamb m educa os designers em forma o assim como toda uma gera o de novos consumidores Mudar h bitos de todos os envolvidos afirma Eloisa Artuso Diretora Educacional do Fashion Revolution Brasil o primeiro passo para minimizar os problemas sist micos causados pela ind stria da moda Eloisa chegou at o Fashion Revolution depois de questionar se sobre os valores subjacentes sua 11

Page 12

Segundo Eloisa os problemas nesse setor s o sist micos e portanto fundamental trabalhar na raiz transformando os valores que os profissionais levar o para o mercado lou e possibilitou que Eloisa resgatasse os valores do design que ela achava que tinham se perdido na moda Adquirindo mais informa es sobre sustentabilidade um novo mundo se abriu e ajudou a conectar pontos que pra mim estavam perdidos conta Eloisa que come ou a colaborar para a Revista Source atualmente Common Objective do Ethical Fashion Forum poca a maior plataforma que existia sobre moda tica e sustent vel Em Londres o caldo de cultura da sustentabilidade na moda vinha sendo fermentado pela funda o de laborat rios realiza o de pesquisas e alto investimento em desde o in cio dos anos 2000 Nomes como Kate Fletcher e Dilys Williams rapidamente se espalharam nos cursos de moda de todo o mundo e tamb m no Brasil Termos como sustentabilidade produ o artesanal transpar ncia e slow fashion entraram no vocabul rio da moda e balan aram antigas cren as O conceito de processo com um antes e um depois foram adicionados paulatinamente aos produtos de moda Essa reflex o teve um grande impacto no pensamento sobre a moda at ent o t o conformado com sua associa o ao desperd cio e futilidade devido a pr ticas consolidadas historicamente como a obsolesc ncia programada Eloisa ingressou no Fashion Revolution justamente nesse momento Ela j tinha trabalhado com Sarah Ditty atual Diretora de Pol ticas do Fashion Revolution e j conhecia miss o que a aguardava contribuir para o processo de forma o dos profissionais de moda uma vez que eles estavam saindo para o mercado sem ter real conhecimento sobre a ind stria na qual entrariam Para Eloisa os problemas nesse setor s o sist micos e portanto fundamental trabalhar na raiz transformando os valores que os profissionais levar o para o mercado Esse apenas um de seus desafios como Diretora Educacional do movimento no Brasil e para super los a atua o com as institui es de ensino intensa durante todo o ano e n o s em abril m s do Fashion Revolution A pr tica a metodologia Sua equipe gera ideais e condi es para a realiza o de atividades que podem ser aplicadas e customizadas pelas institui es para sedimentar a cultura da sustentabilidade Por meio de kits de trabalho e suporte conceitual os participantes s o alinhados ao Fashion Revolution global e estimulados a seguir adiante durante o resto do ano mantendo vivos os projetos que mais os motivaram Pr ticas simples como por exemplo recolher retalhos dos projetos dos estudantes ajudam a perceber como o desperd cio grande Assim o engajamento dos estudantes e professores fundamental para levar o movimento adiante Mas o projeto educacional do Fashion Revolution muito ousado e bem maior Al m do trabalho direto nas institui es a partir de 2018 foi aberto um espa o de debate com estudantes e pro Alunos praticando as atividades propostas fissionais que fez emergir novas ideias e pr ticas de sustentabilidade O evento F rum Fashion Revolution teve alta ades o e seguiu crescendo tornando se inclusive independente Segundo Eloisa esse espa o dedicado para discutir a sustentabilidade na moda fundamental para que o assunto deixe de ser um acess rio e torne se parte indissoci vel da cultura de moda Por fim o Fashion Revolution acredita que fundamental atingir n o s os estudantes de moda mas tamb m chegar a toda a sociedade Por isso tem expandido suas a es e alcan ando escolas de ensino fundamental para apresentar essas quest es A acolhida tem sido enorme pois a dimens o social e ambiental do tema toca a todas as pessoas O objetivo despertar a curiosidade para que as pessoas n o sejam simplesmente indiferentes s quest es da ind stria da moda A mentalidade do consumo em termos de quantidade origem e frequ ncia por exemplo afeta a todos indistintamente Como toda a o educativa Eloisa tamb m encontra dificuldades e a principal mover cada um a repensar seus h bitos olhar o que est ruim para mudar ou melhorar No mbito da educa o em moda especificamente Eloisa acredita que devemos deixar de perpetuar a moda como resultado do trabalho de um g nio criador e mostr la como realmente Um trabalho coletivo feito de solucionar problemas e aperfei oar produtos constru do por muitas m os e diferentes saberes 13

Page 13

Segundo Eloisa os problemas nesse setor s o sist micos e portanto fundamental trabalhar na raiz transformando os valores que os profissionais levar o para o mercado lou e possibilitou que Eloisa resgatasse os valores do design que ela achava que tinham se perdido na moda Adquirindo mais informa es sobre sustentabilidade um novo mundo se abriu e ajudou a conectar pontos que pra mim estavam perdidos conta Eloisa que come ou a colaborar para a Revista Source atualmente Common Objective do Ethical Fashion Forum poca a maior plataforma que existia sobre moda tica e sustent vel Em Londres o caldo de cultura da sustentabilidade na moda vinha sendo fermentado pela funda o de laborat rios realiza o de pesquisas e alto investimento em desde o in cio dos anos 2000 Nomes como Kate Fletcher e Dilys Williams rapidamente se espalharam nos cursos de moda de todo o mundo e tamb m no Brasil Termos como sustentabilidade produ o artesanal transpar ncia e slow fashion entraram no vocabul rio da moda e balan aram antigas cren as O conceito de processo com um antes e um depois foram adicionados paulatinamente aos produtos de moda Essa reflex o teve um grande impacto no pensamento sobre a moda at ent o t o conformado com sua associa o ao desperd cio e futilidade devido a pr ticas consolidadas historicamente como a obsolesc ncia programada Eloisa ingressou no Fashion Revolution justamente nesse momento Ela j tinha trabalhado com Sarah Ditty atual Diretora de Pol ticas do Fashion Revolution e j conhecia miss o que a aguardava contribuir para o processo de forma o dos profissionais de moda uma vez que eles estavam saindo para o mercado sem ter real conhecimento sobre a ind stria na qual entrariam Para Eloisa os problemas nesse setor s o sist micos e portanto fundamental trabalhar na raiz transformando os valores que os profissionais levar o para o mercado Esse apenas um de seus desafios como Diretora Educacional do movimento no Brasil e para super los a atua o com as institui es de ensino intensa durante todo o ano e n o s em abril m s do Fashion Revolution A pr tica a metodologia Sua equipe gera ideais e condi es para a realiza o de atividades que podem ser aplicadas e customizadas pelas institui es para sedimentar a cultura da sustentabilidade Por meio de kits de trabalho e suporte conceitual os participantes s o alinhados ao Fashion Revolution global e estimulados a seguir adiante durante o resto do ano mantendo vivos os projetos que mais os motivaram Pr ticas simples como por exemplo recolher retalhos dos projetos dos estudantes ajudam a perceber como o desperd cio grande Assim o engajamento dos estudantes e professores fundamental para levar o movimento adiante Mas o projeto educacional do Fashion Revolution muito ousado e bem maior Al m do trabalho direto nas institui es a partir de 2018 foi aberto um espa o de debate com estudantes e pro Alunos praticando as atividades propostas fissionais que fez emergir novas ideias e pr ticas de sustentabilidade O evento F rum Fashion Revolution teve alta ades o e seguiu crescendo tornando se inclusive independente Segundo Eloisa esse espa o dedicado para discutir a sustentabilidade na moda fundamental para que o assunto deixe de ser um acess rio e torne se parte indissoci vel da cultura de moda Por fim o Fashion Revolution acredita que fundamental atingir n o s os estudantes de moda mas tamb m chegar a toda a sociedade Por isso tem expandido suas a es e alcan ando escolas de ensino fundamental para apresentar essas quest es A acolhida tem sido enorme pois a dimens o social e ambiental do tema toca a todas as pessoas O objetivo despertar a curiosidade para que as pessoas n o sejam simplesmente indiferentes s quest es da ind stria da moda A mentalidade do consumo em termos de quantidade origem e frequ ncia por exemplo afeta a todos indistintamente Como toda a o educativa Eloisa tamb m encontra dificuldades e a principal mover cada um a repensar seus h bitos olhar o que est ruim para mudar ou melhorar No mbito da educa o em moda especificamente Eloisa acredita que devemos deixar de perpetuar a moda como resultado do trabalho de um g nio criador e mostr la como realmente Um trabalho coletivo feito de solucionar problemas e aperfei oar produtos constru do por muitas m os e diferentes saberes 13

Page 14

perfil FUTURE DESIGNERS NOVOS DESIGNERS BRASILEIROS NA CAPITAL DA MODA Por Luisa Jacob O concurso Future Designer despertou o interesse de mais de 300 estudantes de moda de todo o Brasil Eu Luisa Jacob e mais 5 finalistas al m de 2 convidadas bolsistas estamos felizes por termos sido selecionados nesta primeira edi o do pr mio Em dezembro estaremos em Mil o realizando um curso de orienta o profissional voltado para o conhecimento das compet ncias que ser o necess rias ao profissional O grupo formado por Ana Julia Souza de Curitiba PR Camila Bertoglio de Porto Alegre RS Esron Candeia de Jo o Pessoa PB Lorena Borges de Cataguases MG mas que estuda em Petr polis RJ Luisa Jacob de S o Paulo SP Lux Muchick de Juiz de Fora MG estudante de Volta Redonda RJ Nicole Zardo de Uberl ndia MG formada em S o Paulo SP e Pedro Luiz Costa de Ribeir o das Neves MG que atualmente estuda em Belo Horizonte MG Antes do curso eu nunca Mesmo com as suas diferen as o grupo de oito estudantes que chega a Mil o compartilha o mesmo amor pela moda Alguns de n s como eu Camila Esron Lux Nicole e Pedro Luiz desde a inf ncia nutrimos interesse pela moda Pedro por exemplo diz sempre que a moda me escolheu quando ainda era pequeno enquanto Nicole e Camila fizeram seu primeiro contato com esse universo por meio de suas m es e av s Para Ana Julia e Lorena a aproxima o com a rea aconteceu meio que por acaso um pouco mais tarde Lorena conta que meu primeiro emprego foi como assistente administrativo em uma empresa de moda A estilista da empresa na poca viu potencial em mim para e me chamou para ser a assistente de estilo da marca Desde ent o meus olhos brilham por todo assunto que se relaciona com a moda Foi um encontro Como a maioria do grupo tem interesse pela moda desde a inf ncia alguns de n s fomos atr s de nosso primeiro contato com a rea antes mesmo de iniciarmos nossos estudos Esse contato aconteceu de forma diferentes seja por meio de cursos como foi para mim e para o Pedro por meio do acesso ao com rcio de roupas que a m e da Camila possui ou como Lux que contou fiz modelagem quando crian a e aos 18 anos iniciei minha personagem drag queen raz o pela qual eu produzia acess rios e montava looks Dessa forma estudar moda para todos n s significa levar a s rio um sonho de inf ncia ou uma descoberta mais tardia A maior parte do grupo imaginava que o curso seria muito diferente do que est sendo ou do que foi Para mim a grande diferen a est na compreens o do que ser designer Antes do curso eu nunca havia imaginado ou entendido que ser designer significa ser um agente transformador da realidade tendo responsabilidade social e tica Embora nem todos achassem que o curso seria diferente quase un nime o entendimento do que significa ser designer no mundo de hoje e quem sabe num mundo futuro Mesmo assim temos dificuldade de nos encontrar nessa rea e de saber exatamente o que queremos ainda que as prefer ncias j comecem a aparecer mesmo antes de conhecermos todas as possibilidades Nicole diz que n o sabe e talvez nem nunca venha a saber mas espera que essa experi ncia com a Fashion for Future me ajude a definir isso Enquanto isso Pedro Ana Julia Lux e eu somos mais assertivos Pedro quer atuar com dire o criativa Ana Julia deseja trabalhar com dire o de arte e cria o Lux est focada na cria o de pe as conceituais e finalmente eu cria o e desenvolvimento de produto Por estar entrando nesse universo do design e da moda tivemos mais contato com os trabalhos de grandes nomes do ramo e nos identificamos com alguns fazendo deles nossos dolos ainda havia imaginado ou entendido que ser designer significa ser um agente transformador da realidade tendo responsabilidade social e tica que distantes Entre eles est o Stella McCartney Versace Dior Coco Chanel Vivienne Westwood Schiaparelli Valentino Jum Nakao e Viktor Rolf Como vemos variados perfis para um repert rio pessoal e profissional muito diversificado que nos caracteriza Para n s termos participado do concurso Future Designer tem sido uma experi ncia incr vel algo que vem mudando nossas vidas Batalhamos nos iluminamos com os conte dos que foram disponibilizados para n s da biblioteca da Plataforma Fashion For Future e entregamos as atividades Ana Julia conta que para ela foi muito incr vel ter a oportunidade de participar de um concurso com estudantes do Brasil inteiro com tantas fases e atividades Nos sentimos desafiados sentimos a press o da competi o e como cita Pedro com certeza fui desafiado a sair da minha zona de conforto Mas acreditamos em n s mesmos e demos o nosso melhor e no final serviu para nos apaixonarmos mais ainda pela moda e como Ana Julia cita pela It lia tamb m Ao longo do concurso tivemos apoio de amigos fam lia e tamb m de nossos professores e coordenadores o que nos deu for a para continuar e seguirmos nos dedicando cada vez mais O apoio das pessoas pr ximas ali s uma das coisas que mais conta nesses momentos t o especiais e quando n o acontece acaba sendo sentido nossa colega Lux por exemplo conta que ao verem seu reconhecimento em escala internacional como uma mulher trans feriu o ego deles de quem n o a apoia e consequentemente pararam de falar comigo Mas o grupo unido ao afirmar que apesar de tudo tem se sorte de contar com o suporte afetuoso como diz Nicole da Fashion for Future Depois de passar por tudo isso por momentos muito mais altos e do que baixos que esse concurso nos proporcionou todos n s estamos muito orgulhosos felizes e realizados de termos sido vencedores Acredito que falo por todos n s quando cito a fala de Camila sinto como se tivessem reconhecido minha hist ria sabe Foi um belo resultado 15

Page 15

perfil FUTURE DESIGNERS NOVOS DESIGNERS BRASILEIROS NA CAPITAL DA MODA Por Luisa Jacob O concurso Future Designer despertou o interesse de mais de 300 estudantes de moda de todo o Brasil Eu Luisa Jacob e mais 5 finalistas al m de 2 convidadas bolsistas estamos felizes por termos sido selecionados nesta primeira edi o do pr mio Em dezembro estaremos em Mil o realizando um curso de orienta o profissional voltado para o conhecimento das compet ncias que ser o necess rias ao profissional O grupo formado por Ana Julia Souza de Curitiba PR Camila Bertoglio de Porto Alegre RS Esron Candeia de Jo o Pessoa PB Lorena Borges de Cataguases MG mas que estuda em Petr polis RJ Luisa Jacob de S o Paulo SP Lux Muchick de Juiz de Fora MG estudante de Volta Redonda RJ Nicole Zardo de Uberl ndia MG formada em S o Paulo SP e Pedro Luiz Costa de Ribeir o das Neves MG que atualmente estuda em Belo Horizonte MG Antes do curso eu nunca Mesmo com as suas diferen as o grupo de oito estudantes que chega a Mil o compartilha o mesmo amor pela moda Alguns de n s como eu Camila Esron Lux Nicole e Pedro Luiz desde a inf ncia nutrimos interesse pela moda Pedro por exemplo diz sempre que a moda me escolheu quando ainda era pequeno enquanto Nicole e Camila fizeram seu primeiro contato com esse universo por meio de suas m es e av s Para Ana Julia e Lorena a aproxima o com a rea aconteceu meio que por acaso um pouco mais tarde Lorena conta que meu primeiro emprego foi como assistente administrativo em uma empresa de moda A estilista da empresa na poca viu potencial em mim para e me chamou para ser a assistente de estilo da marca Desde ent o meus olhos brilham por todo assunto que se relaciona com a moda Foi um encontro Como a maioria do grupo tem interesse pela moda desde a inf ncia alguns de n s fomos atr s de nosso primeiro contato com a rea antes mesmo de iniciarmos nossos estudos Esse contato aconteceu de forma diferentes seja por meio de cursos como foi para mim e para o Pedro por meio do acesso ao com rcio de roupas que a m e da Camila possui ou como Lux que contou fiz modelagem quando crian a e aos 18 anos iniciei minha personagem drag queen raz o pela qual eu produzia acess rios e montava looks Dessa forma estudar moda para todos n s significa levar a s rio um sonho de inf ncia ou uma descoberta mais tardia A maior parte do grupo imaginava que o curso seria muito diferente do que est sendo ou do que foi Para mim a grande diferen a est na compreens o do que ser designer Antes do curso eu nunca havia imaginado ou entendido que ser designer significa ser um agente transformador da realidade tendo responsabilidade social e tica Embora nem todos achassem que o curso seria diferente quase un nime o entendimento do que significa ser designer no mundo de hoje e quem sabe num mundo futuro Mesmo assim temos dificuldade de nos encontrar nessa rea e de saber exatamente o que queremos ainda que as prefer ncias j comecem a aparecer mesmo antes de conhecermos todas as possibilidades Nicole diz que n o sabe e talvez nem nunca venha a saber mas espera que essa experi ncia com a Fashion for Future me ajude a definir isso Enquanto isso Pedro Ana Julia Lux e eu somos mais assertivos Pedro quer atuar com dire o criativa Ana Julia deseja trabalhar com dire o de arte e cria o Lux est focada na cria o de pe as conceituais e finalmente eu cria o e desenvolvimento de produto Por estar entrando nesse universo do design e da moda tivemos mais contato com os trabalhos de grandes nomes do ramo e nos identificamos com alguns fazendo deles nossos dolos ainda havia imaginado ou entendido que ser designer significa ser um agente transformador da realidade tendo responsabilidade social e tica que distantes Entre eles est o Stella McCartney Versace Dior Coco Chanel Vivienne Westwood Schiaparelli Valentino Jum Nakao e Viktor Rolf Como vemos variados perfis para um repert rio pessoal e profissional muito diversificado que nos caracteriza Para n s termos participado do concurso Future Designer tem sido uma experi ncia incr vel algo que vem mudando nossas vidas Batalhamos nos iluminamos com os conte dos que foram disponibilizados para n s da biblioteca da Plataforma Fashion For Future e entregamos as atividades Ana Julia conta que para ela foi muito incr vel ter a oportunidade de participar de um concurso com estudantes do Brasil inteiro com tantas fases e atividades Nos sentimos desafiados sentimos a press o da competi o e como cita Pedro com certeza fui desafiado a sair da minha zona de conforto Mas acreditamos em n s mesmos e demos o nosso melhor e no final serviu para nos apaixonarmos mais ainda pela moda e como Ana Julia cita pela It lia tamb m Ao longo do concurso tivemos apoio de amigos fam lia e tamb m de nossos professores e coordenadores o que nos deu for a para continuar e seguirmos nos dedicando cada vez mais O apoio das pessoas pr ximas ali s uma das coisas que mais conta nesses momentos t o especiais e quando n o acontece acaba sendo sentido nossa colega Lux por exemplo conta que ao verem seu reconhecimento em escala internacional como uma mulher trans feriu o ego deles de quem n o a apoia e consequentemente pararam de falar comigo Mas o grupo unido ao afirmar que apesar de tudo tem se sorte de contar com o suporte afetuoso como diz Nicole da Fashion for Future Depois de passar por tudo isso por momentos muito mais altos e do que baixos que esse concurso nos proporcionou todos n s estamos muito orgulhosos felizes e realizados de termos sido vencedores Acredito que falo por todos n s quando cito a fala de Camila sinto como se tivessem reconhecido minha hist ria sabe Foi um belo resultado 15

Page 16

produto que tive da soma dos meus esfor os como sendo a que expressa o sentimento de todos ao saberem que ganharam esse pr mio Essa oportunidade muito importante para n s sabemos que a troca de conhecimentos a viv ncia a amizade e os ensinamentos nos far o crescer muito em nossas vidas profissionais e pessoais Esperamos que esse curso como diz Esron impulsione facilite a entrada no mercado de trabalho e ainda complementa dizendo que o impacto dessa viv ncia me far observar a moda de uma forma ainda mais ampla A grande maioria do grupo nunca viajou para a Europa e alguns nem nunca sa ram do pa s ent o essa ser uma experi ncia completamente nova Mesmo assim possu mos sonhos especiais em rela o It lia Camila e Nicole s o descendentes de italianos e sempre tiveram vontade de conhecer a It lia J para Pedro Ana Julia e Lorena o que mais desperta seus interesses aprender sobre a moda italiana a alfaiataria os processos produtivos e conhecer as grandes marcas Al m disso Ana Julia tamb m deseja trabalhar com moda na It lia assim como Esron Lux e eu mesma Minha fam lia sempre brinca comigo ao dizer que minhas primeiras palavras foram quero estudar moda em Mil o desde que me conhe o por gente sinto que estudar moda e fazer minha carreira na It lia o meu destino Na It lia os lugares que mais queremos conhecer s o muitos mas Floren a nossa cidade preferia Mas claro tamb m gostar amos de visitar Roma Veneza e a Toscana em geral Em Floren a o desejo da maioria aprender sobre as tradi es ligadas a moda e conhecer sua tradi o artesanal Camila conta que sua fam lia trabalha com couro e com produ o de bolsas e a vontade de conhecer Floren a justamente por ser uma regi o conhecida pela produ o de pelletteria ou seja de artigos de couro e especialmente bolsas Nomes tradicionais nessa rea como Gucci e Ferragamo s o fiorentinos Da nossa lista de desejos experimentar as massas e pizzas italianas est o no topo e seguida provar um delicioso gelato Fora isso eu que j estive em Mil o adoraria saborear novamente uma focaccia que comi l Esron comentou que tem vontade de experimentar de tudo um pouco e ainda complementa Sou da Para ba um lugar onde a culin ria fala muito da nossa cultura e tamb m enxergo a It lia assim Outras atividades da lista de desejos s o visitar a Galleria Vittorio Emanuele II o Quadrilatero della Moda e os ateli s artesanais para conhecer seus processos de cria o O que mais queremos fazer nesses lugares ter um contato concreto com as grandes marcas de moda entender como tudo funciona e como Ana Julia disse bater perna em muitas lojas italianas N s como futuro designers temos a responsabilidade de aprender cada vez mais sobre o futuro do produto de moda e irmos at onde o conhecimento nos levar O planejamento que n s fazemos para o futuro est muito atrelado ao que n s consideramos sobre o que ser designer e nosso papel transformador da realidade que na qual estamos inseridos Dito isso gostaria de encerrar minhas palavras com o que Nicole conta sobre seu futuro pretendo desvincular cada vez mais a vis o de futilidade que continuamos permitindo se atrelar a moda e como j sou designer posso dizer que planejo continuar trilhando um caminho na moda justo tico e transformador 16 ELA DISSE SIM UM NOVO MERCADO DE NOIVAS O h bito de casar de v u e grinalda de um jeito bem tradicional vem sofrendo mudan as nos ltimos tempos O uso do vestido de noiva que correspondia ao antigo sonho de princesa foi muitas vezes questionado Os casais n o t o tradicionais assim ajudaram a reinvent lo A moda de casamentos criativos inusitados surpreendentes e inesquec veis passaram a pedir vestidos de noiva igualmente nicos Celebridades como a It Girl Olivia Palermo que se casou em 2014 at hoje refer ncia nos blogs de noivas por ter escolhido um body de cashmere combinado a uma saia mullet adicionando muita personalidade em seu vestido Al m de Olivia noivas que querem fugir do tradicional vestido bolo de noiva que marcou a noiva do s culo 20 a Princesa Diana agora se inspiram no estilo da cantora Solange Knowles e tamb m na It Girl Poppy Delevingne Por m encontrar esse item indispens vel o vestido dos sonhos pode ser bem dif cil Pensando nesse novo comportamento a designer Kylza Ribas depois de trabalhar por mais de 20 anos no mercado de moda convidou dois amigos para criar a Ela disse sim marca de vestidos de noiva leves autorais e contempor neos Insatisfeita com a velocidade desse setor teve seu insight quando sua m e se casou pela segunda vez ela percebeu que poderia dar ao vestido um ar n o tradicional e com a alma da noiva Desde 2018 Ela disse sim possui uma nica cole o dividida em v rios estilos como Bohemian Vintage Classic Romantic e outros Os vestidos s o fluidos detalhados e super vers teis e a partir dos modelos existentes as noivas podem modific los Segundo Kylza seus vestidos s o baseados em pe as do dia a dia e portanto super confort veis S o adequados a outras ocasi es e ap s a cerim nia tamb m podem ser transformados em novas pe as O diferencial fica por conta da mistura de materiais dos detalhes do acabamento e tamb m da modelagem ou seja do produto O grande desafio da marca chegar s clientes potenciais normalmente profissionais criativas Kylza diz que essas noivas quando come am a procurar o vestido de seu casamento tentam fugir dos nomes tradicionais e come am sua busca em marcas casuais Ela disse sim come ou apostando na venda on line mas os s cios perceberam que o grande diferencial de seus vestidos sensorial S o os detalhes transpar ncias o toque e movimento que encantam as noivas Por isso migraram para os coletivos de noiva lojas tempor rias e atendimentos exclusivos em seu ateli em S o Paulo A marca quer investir em sustentabilidade sem aumentar muito seu pre o que come a em 4 mil reais Por isso seu desafio encontrar materiais que sejam sustent veis e acess veis ao mesmo tempo Por enquanto o fato de criar vestidos vers teis que podem ser usados em diversas ocasi es aumenta o ciclo de vida do produto contribuindo com a sustentabilidade da marca E fazendo a alegria de quem quer casar com v u grinalda e bem um twist a mais 17

Page 17

produto que tive da soma dos meus esfor os como sendo a que expressa o sentimento de todos ao saberem que ganharam esse pr mio Essa oportunidade muito importante para n s sabemos que a troca de conhecimentos a viv ncia a amizade e os ensinamentos nos far o crescer muito em nossas vidas profissionais e pessoais Esperamos que esse curso como diz Esron impulsione facilite a entrada no mercado de trabalho e ainda complementa dizendo que o impacto dessa viv ncia me far observar a moda de uma forma ainda mais ampla A grande maioria do grupo nunca viajou para a Europa e alguns nem nunca sa ram do pa s ent o essa ser uma experi ncia completamente nova Mesmo assim possu mos sonhos especiais em rela o It lia Camila e Nicole s o descendentes de italianos e sempre tiveram vontade de conhecer a It lia J para Pedro Ana Julia e Lorena o que mais desperta seus interesses aprender sobre a moda italiana a alfaiataria os processos produtivos e conhecer as grandes marcas Al m disso Ana Julia tamb m deseja trabalhar com moda na It lia assim como Esron Lux e eu mesma Minha fam lia sempre brinca comigo ao dizer que minhas primeiras palavras foram quero estudar moda em Mil o desde que me conhe o por gente sinto que estudar moda e fazer minha carreira na It lia o meu destino Na It lia os lugares que mais queremos conhecer s o muitos mas Floren a nossa cidade preferia Mas claro tamb m gostar amos de visitar Roma Veneza e a Toscana em geral Em Floren a o desejo da maioria aprender sobre as tradi es ligadas a moda e conhecer sua tradi o artesanal Camila conta que sua fam lia trabalha com couro e com produ o de bolsas e a vontade de conhecer Floren a justamente por ser uma regi o conhecida pela produ o de pelletteria ou seja de artigos de couro e especialmente bolsas Nomes tradicionais nessa rea como Gucci e Ferragamo s o fiorentinos Da nossa lista de desejos experimentar as massas e pizzas italianas est o no topo e seguida provar um delicioso gelato Fora isso eu que j estive em Mil o adoraria saborear novamente uma focaccia que comi l Esron comentou que tem vontade de experimentar de tudo um pouco e ainda complementa Sou da Para ba um lugar onde a culin ria fala muito da nossa cultura e tamb m enxergo a It lia assim Outras atividades da lista de desejos s o visitar a Galleria Vittorio Emanuele II o Quadrilatero della Moda e os ateli s artesanais para conhecer seus processos de cria o O que mais queremos fazer nesses lugares ter um contato concreto com as grandes marcas de moda entender como tudo funciona e como Ana Julia disse bater perna em muitas lojas italianas N s como futuro designers temos a responsabilidade de aprender cada vez mais sobre o futuro do produto de moda e irmos at onde o conhecimento nos levar O planejamento que n s fazemos para o futuro est muito atrelado ao que n s consideramos sobre o que ser designer e nosso papel transformador da realidade que na qual estamos inseridos Dito isso gostaria de encerrar minhas palavras com o que Nicole conta sobre seu futuro pretendo desvincular cada vez mais a vis o de futilidade que continuamos permitindo se atrelar a moda e como j sou designer posso dizer que planejo continuar trilhando um caminho na moda justo tico e transformador 16 ELA DISSE SIM UM NOVO MERCADO DE NOIVAS O h bito de casar de v u e grinalda de um jeito bem tradicional vem sofrendo mudan as nos ltimos tempos O uso do vestido de noiva que correspondia ao antigo sonho de princesa foi muitas vezes questionado Os casais n o t o tradicionais assim ajudaram a reinvent lo A moda de casamentos criativos inusitados surpreendentes e inesquec veis passaram a pedir vestidos de noiva igualmente nicos Celebridades como a It Girl Olivia Palermo que se casou em 2014 at hoje refer ncia nos blogs de noivas por ter escolhido um body de cashmere combinado a uma saia mullet adicionando muita personalidade em seu vestido Al m de Olivia noivas que querem fugir do tradicional vestido bolo de noiva que marcou a noiva do s culo 20 a Princesa Diana agora se inspiram no estilo da cantora Solange Knowles e tamb m na It Girl Poppy Delevingne Por m encontrar esse item indispens vel o vestido dos sonhos pode ser bem dif cil Pensando nesse novo comportamento a designer Kylza Ribas depois de trabalhar por mais de 20 anos no mercado de moda convidou dois amigos para criar a Ela disse sim marca de vestidos de noiva leves autorais e contempor neos Insatisfeita com a velocidade desse setor teve seu insight quando sua m e se casou pela segunda vez ela percebeu que poderia dar ao vestido um ar n o tradicional e com a alma da noiva Desde 2018 Ela disse sim possui uma nica cole o dividida em v rios estilos como Bohemian Vintage Classic Romantic e outros Os vestidos s o fluidos detalhados e super vers teis e a partir dos modelos existentes as noivas podem modific los Segundo Kylza seus vestidos s o baseados em pe as do dia a dia e portanto super confort veis S o adequados a outras ocasi es e ap s a cerim nia tamb m podem ser transformados em novas pe as O diferencial fica por conta da mistura de materiais dos detalhes do acabamento e tamb m da modelagem ou seja do produto O grande desafio da marca chegar s clientes potenciais normalmente profissionais criativas Kylza diz que essas noivas quando come am a procurar o vestido de seu casamento tentam fugir dos nomes tradicionais e come am sua busca em marcas casuais Ela disse sim come ou apostando na venda on line mas os s cios perceberam que o grande diferencial de seus vestidos sensorial S o os detalhes transpar ncias o toque e movimento que encantam as noivas Por isso migraram para os coletivos de noiva lojas tempor rias e atendimentos exclusivos em seu ateli em S o Paulo A marca quer investir em sustentabilidade sem aumentar muito seu pre o que come a em 4 mil reais Por isso seu desafio encontrar materiais que sejam sustent veis e acess veis ao mesmo tempo Por enquanto o fato de criar vestidos vers teis que podem ser usados em diversas ocasi es aumenta o ciclo de vida do produto contribuindo com a sustentabilidade da marca E fazendo a alegria de quem quer casar com v u grinalda e bem um twist a mais 17

Page 18

futuro_moda MODA E TEMPO at agora eram indissoci veis Olhando para o passado vemos o quanto a import ncia econ mica e social do setor cresceu diante da possibilidade de vencer o tempo Seguindo essa l gica o tempo da produ o foi diminu do a um n vel que pode ser mais barato comprar uma roupa nova do que simplesmente pregar um bot o Tudo isso depende de quanto vale o tempo de quem o faz Apesar de ganhar destaque neste momento esse assunto n o novidade Como aponta Paula Acioli que idelizou e coordena o curso de Forma o Executiva em Moda da FGV e criadora da plataforma Profashional a quest o da ressignifica o do tempo na moda j era latente na agenda mundial e que n o estava sendo tratada com a aten o e urg ncia necess rias Esta pandemia resgatou a necessidade dessa reflex o que ser fundamental para todas as empresas de todos os setores nos pr ximos anos Uma retrospectiva necess ria A vulgariza o do luxo como foi nomeada por Rafael Cardoso foi uma das grandes conquistas da economia amparada na produ o industrial e na l gica do design Uma vez conquistadas a precis o e perfei o na repeti o em s rie e tendo esses elementos se tornado um crit rio de valor o luxo acess vel surgiu A ess ncia de exclusividade e portanto do luxo baseada no dom nio da mat ria prima rara e na sua elabora o lenta se descaracterizou O luxo se confirma como uma quest o de percep o como afirma Miguel Angel Gardetti diretor do Center for the Study of Sustainable Luxury e do Sustainable Textile Center ambos em Buenos Aires Gardetti que um dos mais destacados investigadores do setor do luxo e da sustentabilidade na atualidade nos conta que o fen meno do luxo industrializado se expandiu entre as d cadas de 1970 e 1980 quando os grandes conglomerados como Kering LVMH e outros come aram a adquirir as marcas locais e a promover seu crescimento Ele cita o livro da jornalista Dana Thomas Deluxe Como o luxo perdeu o brilho como uma obra basilar para entender o percurso do novo sentido do luxo de um conceito de exclusividade e qualidade para constru o de marca e estrat gia de marketing e portanto disseminado Assim Gardetti que acredita que o luxo n o pode ser industrializado provoca o luxo que est empacotado no free shop pode ser considerado luxo O luxo pode ser sim sin nimo de sustentabilidade de acordo com o pesquisador que inclusive cita um grande exemplo brasileiro Ele diz que foi a Osklen ainda na d cada de 1990 que colocou no mercado a vis o de luxo sustent vel como resultado de escolhas do processo de cria o e produ o Essa marca certamente foi inspiradora pois como destaca Acioli em termos de sustentabilidade na moda o Brasil est caminhando bem e na dire o certa pois um dos pa ses do mundo que mais se preocupa com a quest o da sustentabilidade na moda O pa s desenvolve diversas pesquisas na rea bem como projetos envolvendo a sustentabilidade na moda o algod o colorido org nico da Para ba por exemplo com ades o de micro pequenos m dios e grandes empres rios Ainda que este seja um ponto cheio de controv rsias pois como colocou Gardetti na Am rica Latina a sustentabilidade muitas vezes resumida aos materiais e m o de obra essa gest o que n o obedece cegamente ordem econ mica da compress o do tempo produz mais inova o vital para o futuro da moda como salienta Rinaldi A investigadora destaca que na It lia as start ups representam a verdadeira rede de empreendorismo no setor vestu rio e cal adista e por isso devem receber o apoio necess rio para permanecerem em atua o Nesses novos tempos o Brasil e toda a Am rica Latina podem encontrar um lugar nesse setor t o competitivo Como afirma Acioli n o somos um pa s que como a Fran a possui o luxo como s mbolo da moda e produz artigos luxuosos mas criamos e produzimos artigos e pe as t o exclusivas como a palha capim dourado do Jalap o ou as rendas segundo a pesquisadora aprender a trabalhar de forma mais circular e aumentar o ciclo de vida dos produtos Pelo menos na It lia as marcas de luxo est o se tornando l deres para repensar e reverter esse posicionamento A Camera Nazionale della Moda Italia CNMI que j trabalha sobre o tema da sustentabilidade h quase uma d cada hoje colabora o com um master dedicado sustentabilidade delineando o futuro da moda italiana e da abordagem que as empresas de luxo dever o assumir num futuro pr ximo como destaca Conti O Life Cycle Design entende que os sistemas de produtos e servi os ser o estrat gicos para o futuro apoiados no poss vel entendimento da moda e de seu consumo Respeitar o tempo e as diversas compet ncias est na base do sistema Em qual est gio da sustentabilidade estamos Como destaca Gardetti a sustentabilidade um processo e n o um fim que depende de v rios fatores e um dos principais do conhecimento Conceitos e pr ticas pr prios al m da quest o da desacelera o do tempo desde a forma de se produzir at a maneira se consumir algo j estava seguindo o seu rumo e deve ganhar ainda mais for a nas pr ximas d cadas afirma Acioli Parece ser que nos colocamos nesse cen rio como se houvesse muitas oposi es e como se as escolhas fossem necessariamente eliminat rias ou o artesanato ou a ind stria ou os r pidos ou os lentos ou a exclusividade ou a massa Nossas percep es mudam sobre o luxo sobre a moda e tamb m sobre a sustentabilidade pois esta apenas um est gio no qual estamos como define Gardetti No entanto sua ltima provoca o fundamental para a Unsatisfashion o que pode ser mais sustent vel do que algo que dura para sempre de Bilro ou Renascen a do nordeste que est o e seguir o presentes em pe as de cole es de grifes de luxo internacionais Opini o compartilhada tamb m com Gardetti que encontra na Am rica Latina uma fonte de valores inesgot veis vinculados s t cnicas Al m de se manterem vivas as tradi es Acioli aponta para a necessidade de se observar a qualidade dos produtos a pontualidade na entrega a reputa o comercial e as boas rela es internacionais No fim como vemos a reprodu o em s rie e as din micas que ela implica principalmente do tipo de trabalho que realizamos para faz la funcionar caracteriza os segmentos que n o representam a distin o social por meio do poder econ mico como o fast fashion ou at mesmo o mercado popular Para Acioli o fast fashion quase sempre culpado de tudo de pior que acontece na moda nada mais do que um processo necess rio para fomentar mudan as na moda do s culo 21 assim como aconteceu no s culo 20 quando surgiram a alta costura e o pr t porter igualmente revolucion rios para a moda Todos surgiram revolucion rios e foram sofrendo adapta es ao longo do tempo As tr s modalidades dever o se manter provavelmente fazendo os ajustes necess rios para suas respectivas sobreviv ncias nos novos tempos que est o por vir na moda Mas n o h d vidas que o setor de luxo inspira os outros ainda que se alimente tamb m das din micas de outros segmentos Afinal o luxo que est nas passarelas das capitais da moda e que incentiva milh es de pessoas em todo o mundo a descartar o anterior Para Rinaldi a ideia de repensar a temporalidade da moda em dire o a uma abordagem menos sazonal deve ser um grande ponto a explorar pelas empresas mas deve se QUER SABER MAIS Master in Fashion Direction Product Sustainability Management dirigido por Giovanni Conti o primeiro master realizado em colabora o com a Camera Nazionale della Moda Italiana As aulas s o em ingl s e composto por um per odo de 6 meses de aulas e posteriormente um per odo de est gio em uma empresa italiana Finalmente o trabalho de fim de curso apresentado O livro A Culpa do Rio A Cidade que inventou a moda do Brasil de Paula Acioli Mestre em Moda Cultura e Artes e especialista em Moda pelo London College of Fashion Ela tamb m criadora da plataforma PROFASHIONAL Imers es e Cursos de Moda profashional oficial O autor de Sustainable Textiles Clothing Design and Repurposing Miguel Angel Gardetti que tamb m Diretor do Center for the Study of Sustainable Luxury e do Sustainable Textile Center em Buenos Aires Francesca Romana Rinaldi autora do livro Fashion Industry 2030 PhD em Creative Management e diretora do Master in Fashion Direction Retail Management do Milano Fashion Institute Engajada principalmente em projetos de sustentabilidade na moda co autora de outros dois livros e coordena um curso de curta dura o sobre o tema 19

Page 19

futuro_moda MODA E TEMPO at agora eram indissoci veis Olhando para o passado vemos o quanto a import ncia econ mica e social do setor cresceu diante da possibilidade de vencer o tempo Seguindo essa l gica o tempo da produ o foi diminu do a um n vel que pode ser mais barato comprar uma roupa nova do que simplesmente pregar um bot o Tudo isso depende de quanto vale o tempo de quem o faz Apesar de ganhar destaque neste momento esse assunto n o novidade Como aponta Paula Acioli que idelizou e coordena o curso de Forma o Executiva em Moda da FGV e criadora da plataforma Profashional a quest o da ressignifica o do tempo na moda j era latente na agenda mundial e que n o estava sendo tratada com a aten o e urg ncia necess rias Esta pandemia resgatou a necessidade dessa reflex o que ser fundamental para todas as empresas de todos os setores nos pr ximos anos Uma retrospectiva necess ria A vulgariza o do luxo como foi nomeada por Rafael Cardoso foi uma das grandes conquistas da economia amparada na produ o industrial e na l gica do design Uma vez conquistadas a precis o e perfei o na repeti o em s rie e tendo esses elementos se tornado um crit rio de valor o luxo acess vel surgiu A ess ncia de exclusividade e portanto do luxo baseada no dom nio da mat ria prima rara e na sua elabora o lenta se descaracterizou O luxo se confirma como uma quest o de percep o como afirma Miguel Angel Gardetti diretor do Center for the Study of Sustainable Luxury e do Sustainable Textile Center ambos em Buenos Aires Gardetti que um dos mais destacados investigadores do setor do luxo e da sustentabilidade na atualidade nos conta que o fen meno do luxo industrializado se expandiu entre as d cadas de 1970 e 1980 quando os grandes conglomerados como Kering LVMH e outros come aram a adquirir as marcas locais e a promover seu crescimento Ele cita o livro da jornalista Dana Thomas Deluxe Como o luxo perdeu o brilho como uma obra basilar para entender o percurso do novo sentido do luxo de um conceito de exclusividade e qualidade para constru o de marca e estrat gia de marketing e portanto disseminado Assim Gardetti que acredita que o luxo n o pode ser industrializado provoca o luxo que est empacotado no free shop pode ser considerado luxo O luxo pode ser sim sin nimo de sustentabilidade de acordo com o pesquisador que inclusive cita um grande exemplo brasileiro Ele diz que foi a Osklen ainda na d cada de 1990 que colocou no mercado a vis o de luxo sustent vel como resultado de escolhas do processo de cria o e produ o Essa marca certamente foi inspiradora pois como destaca Acioli em termos de sustentabilidade na moda o Brasil est caminhando bem e na dire o certa pois um dos pa ses do mundo que mais se preocupa com a quest o da sustentabilidade na moda O pa s desenvolve diversas pesquisas na rea bem como projetos envolvendo a sustentabilidade na moda o algod o colorido org nico da Para ba por exemplo com ades o de micro pequenos m dios e grandes empres rios Ainda que este seja um ponto cheio de controv rsias pois como colocou Gardetti na Am rica Latina a sustentabilidade muitas vezes resumida aos materiais e m o de obra essa gest o que n o obedece cegamente ordem econ mica da compress o do tempo produz mais inova o vital para o futuro da moda como salienta Rinaldi A investigadora destaca que na It lia as start ups representam a verdadeira rede de empreendorismo no setor vestu rio e cal adista e por isso devem receber o apoio necess rio para permanecerem em atua o Nesses novos tempos o Brasil e toda a Am rica Latina podem encontrar um lugar nesse setor t o competitivo Como afirma Acioli n o somos um pa s que como a Fran a possui o luxo como s mbolo da moda e produz artigos luxuosos mas criamos e produzimos artigos e pe as t o exclusivas como a palha capim dourado do Jalap o ou as rendas segundo a pesquisadora aprender a trabalhar de forma mais circular e aumentar o ciclo de vida dos produtos Pelo menos na It lia as marcas de luxo est o se tornando l deres para repensar e reverter esse posicionamento A Camera Nazionale della Moda Italia CNMI que j trabalha sobre o tema da sustentabilidade h quase uma d cada hoje colabora o com um master dedicado sustentabilidade delineando o futuro da moda italiana e da abordagem que as empresas de luxo dever o assumir num futuro pr ximo como destaca Conti O Life Cycle Design entende que os sistemas de produtos e servi os ser o estrat gicos para o futuro apoiados no poss vel entendimento da moda e de seu consumo Respeitar o tempo e as diversas compet ncias est na base do sistema Em qual est gio da sustentabilidade estamos Como destaca Gardetti a sustentabilidade um processo e n o um fim que depende de v rios fatores e um dos principais do conhecimento Conceitos e pr ticas pr prios al m da quest o da desacelera o do tempo desde a forma de se produzir at a maneira se consumir algo j estava seguindo o seu rumo e deve ganhar ainda mais for a nas pr ximas d cadas afirma Acioli Parece ser que nos colocamos nesse cen rio como se houvesse muitas oposi es e como se as escolhas fossem necessariamente eliminat rias ou o artesanato ou a ind stria ou os r pidos ou os lentos ou a exclusividade ou a massa Nossas percep es mudam sobre o luxo sobre a moda e tamb m sobre a sustentabilidade pois esta apenas um est gio no qual estamos como define Gardetti No entanto sua ltima provoca o fundamental para a Unsatisfashion o que pode ser mais sustent vel do que algo que dura para sempre de Bilro ou Renascen a do nordeste que est o e seguir o presentes em pe as de cole es de grifes de luxo internacionais Opini o compartilhada tamb m com Gardetti que encontra na Am rica Latina uma fonte de valores inesgot veis vinculados s t cnicas Al m de se manterem vivas as tradi es Acioli aponta para a necessidade de se observar a qualidade dos produtos a pontualidade na entrega a reputa o comercial e as boas rela es internacionais No fim como vemos a reprodu o em s rie e as din micas que ela implica principalmente do tipo de trabalho que realizamos para faz la funcionar caracteriza os segmentos que n o representam a distin o social por meio do poder econ mico como o fast fashion ou at mesmo o mercado popular Para Acioli o fast fashion quase sempre culpado de tudo de pior que acontece na moda nada mais do que um processo necess rio para fomentar mudan as na moda do s culo 21 assim como aconteceu no s culo 20 quando surgiram a alta costura e o pr t porter igualmente revolucion rios para a moda Todos surgiram revolucion rios e foram sofrendo adapta es ao longo do tempo As tr s modalidades dever o se manter provavelmente fazendo os ajustes necess rios para suas respectivas sobreviv ncias nos novos tempos que est o por vir na moda Mas n o h d vidas que o setor de luxo inspira os outros ainda que se alimente tamb m das din micas de outros segmentos Afinal o luxo que est nas passarelas das capitais da moda e que incentiva milh es de pessoas em todo o mundo a descartar o anterior Para Rinaldi a ideia de repensar a temporalidade da moda em dire o a uma abordagem menos sazonal deve ser um grande ponto a explorar pelas empresas mas deve se QUER SABER MAIS Master in Fashion Direction Product Sustainability Management dirigido por Giovanni Conti o primeiro master realizado em colabora o com a Camera Nazionale della Moda Italiana As aulas s o em ingl s e composto por um per odo de 6 meses de aulas e posteriormente um per odo de est gio em uma empresa italiana Finalmente o trabalho de fim de curso apresentado O livro A Culpa do Rio A Cidade que inventou a moda do Brasil de Paula Acioli Mestre em Moda Cultura e Artes e especialista em Moda pelo London College of Fashion Ela tamb m criadora da plataforma PROFASHIONAL Imers es e Cursos de Moda profashional oficial O autor de Sustainable Textiles Clothing Design and Repurposing Miguel Angel Gardetti que tamb m Diretor do Center for the Study of Sustainable Luxury e do Sustainable Textile Center em Buenos Aires Francesca Romana Rinaldi autora do livro Fashion Industry 2030 PhD em Creative Management e diretora do Master in Fashion Direction Retail Management do Milano Fashion Institute Engajada principalmente em projetos de sustentabilidade na moda co autora de outros dois livros e coordena um curso de curta dura o sobre o tema 19

Page 20

ULTR A P AS SE A FR O N TEI RA C O NTE DO DE M O DA DE Q U AL IDADE ONLINE E OFFLINE www fashion for future com fashion for future Deixe seu comentário send